Macron, Merz e Von der Leyen irão comparecer na COP30 em Belém


Líderes europeus devem comparecer em peso à COP30, apesar das expectativas de que alguns dos maiores emissores do mundo não participem da conferência do clima no Brasil.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deve participar da cúpula de líderes mundiais nos dias 6 e 7 de novembro, acompanhada do presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, segundo fontes próximas às discussões. O presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, devem anunciar sua presença nos próximos dias, afirmaram as mesmas fontes.

Os planos indicam que a Europa ainda se vê como defensora da ambição climática, embora até agora não tenha apresentado à ONU uma nova meta de redução de emissões, conhecida como Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês). A postura contrasta com as expectativas de ausência dos líderes das três maiores economias emissoras do planeta — Estados Unidos, China e Índia — que devem faltar à cúpula pelo segundo ano consecutivo.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

A conferência deste ano, na cidade amazônica de Belém, marca o décimo aniversário do Acordo de Paris, que comprometeu os países a limitar o aquecimento global a no máximo 2°C, e preferencialmente 1,5°C, acima dos níveis pré-industriais. A União Europeia deve defender metas mais rigorosas de corte de emissões e considera aderir a iniciativas globais sobre mercados de carbono e combustíveis sustentáveis.

Ministros do Clima da UE se reunirão em 4 de novembro para tentar definir uma posição comum em torno da meta de reduzir emissões em 90% até 2040, além da nova NDC a ser enviada à ONU. O comissário europeu de Clima, Wopke Hoekstra, liderará as negociações do bloco na segunda semana da conferência.

Von der Leyen não participou da COP do ano passado por estar concentrada na campanha por um segundo mandato à frente da Comissão Europeia. O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, também confirmou presença na COP30.

Continua depois da publicidade

©️2025 Bloomberg L.P.

Source link


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *