Líderes europeus devem comparecer em peso à COP30, apesar das expectativas de que alguns dos maiores emissores do mundo não participem da conferência do clima no Brasil.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deve participar da cúpula de líderes mundiais nos dias 6 e 7 de novembro, acompanhada do presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, segundo fontes próximas às discussões. O presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, devem anunciar sua presença nos próximos dias, afirmaram as mesmas fontes.
Os planos indicam que a Europa ainda se vê como defensora da ambição climática, embora até agora não tenha apresentado à ONU uma nova meta de redução de emissões, conhecida como Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês). A postura contrasta com as expectativas de ausência dos líderes das três maiores economias emissoras do planeta — Estados Unidos, China e Índia — que devem faltar à cúpula pelo segundo ano consecutivo.
 
 
										LISTA GRATUITA									
										10 small caps para investir									
