Kia Sportage ganha nota máxima em segurança pelo Latin NCAP



Mais um entre a lista de modelos com nota máxima do Latin NCAP, o SUV médio coreano Kia Sportage repetiu os bons resultados de seu último teste, realizado em 2022, quando as regras do instituto ainda eram mais brandas.

Na rodada mais recente, o Sportage, avaliado ainda na versão pré-facelift, alcançou cinco estrelas na avaliação geral, evidenciando avanços importantes em sistemas de segurança ativa e passiva. De acordo com o relatório do Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe, o modelo registrou 90% de proteção a ocupantes adultos, 92% para crianças, 71% para pedestres e usuários vulneráveis da via e 98% no quesito assistência à segurança. 

Nas provas de impacto frontal, a estrutura manteve estabilidade, oferecendo boa proteção para cabeça e pescoço de motorista e passageiro. A proteção para joelhos foi classificada como marginal devido ao risco de contato com partes rígidas atrás do painel, mas isso não comprometeu a pontuação geral. No impacto lateral e no teste de poste, que avaliam deformação intrusiva e absorção de energia, o Latin NCAP apontou boa proteção para regiões como tórax, abdômen e pelve.

O ensaio de chicotada cervical, que simula colisões traseiras de baixa velocidade, registrou bom nível de proteção, indicando eficiência do conjunto formado por banco e encosto de cabeça. No campo da segurança ativa, o Sportage demonstrou funcionamento satisfatório da frenagem autônoma em diferentes cenários urbanos e interurbanos, além de assistentes de permanência em faixa, detecção de ponto cego e reconhecimento de velocidade. A ampliação da disponibilidade desses sistemas contribuiu para a evolução das notas em relação ao teste anterior.

SUV ganhou cara nova em novembro

Anunciada em setembro, a chegada da versão reestilizada do modelo já está em pré-venda na rede de concessionárias da marca coreana. O Sportage continua a ser oferecido em versão única, EX Prestige, mantendo preço promocional de R$ 267.190 para o primeiro lote importado. A oferta permanece alinhada ao posicionamento do SUV como opção intermediária entre modelos híbridos convencionais e eletrificados mais avançados.

O conjunto motriz segue baseado no motor 1.6 turbo GDI a gasolina associado ao sistema híbrido leve de 48V, que não é capaz de mover as rodas, entregando 178 cv e 27 kgfm de torque. A transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas continua responsável pela tração dianteira. Segundo o Inmetro, o modelo registra consumo de 12,5 km/l em ciclo urbano e 13,2 km/l na estrada.



Kia Sportage (2025) em um breve teste

Foto de: Kia



Kia Sportage (2025) em um breve teste

Foto de: Kia

Fotos de: Kia

O visual atualizado é o mesmo adotado em mercados como Europa e Ásia desde o fim de 2024, com mudanças concentradas nos para-choques dianteiro e traseiro, nova assinatura luminosa e rodas redesenhadas. O conjunto óptico frontal passou a adotar formato mais verticalizado, alinhado ao estilo introduzido em modelos como Sorento, Carnival, K4 e K8. A grade frontal foi remodelada e o para-choque incorporou entradas de ar ampliadas.

Na traseira, as lanternas mantiveram formato e proporções, mas ganharam novos elementos internos e para-choque revisado. Por dentro, as atualizações incluem o sistema multimídia com tela curva de 12,3”, integrada ao painel de instrumentos digital de mesmo tamanho, saídas de ar redesenhadas e iluminação ambiente ampliada. A Kia Motors do Brasil mantém garantia de cinco anos para o conjunto, incluindo o sistema híbrido leve e a bateria de 48V.



Source link


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *