conheça história da cor Amarelo Canário da nova picape



No release de pré-apresentação da Tukan, a Volkswagen antecipou uma das cores que marcarão a chegada da picape média ao mercado. O texto cita “o retorno da tonalidade Amarelo Canário ao portfólio da marca, como símbolo de identidade e legado”.

No evento em que a empresa anunciou o patrocínio à CBF, foi mostrado um slide com o Fusca do filme O Agente Secreto, acompanhado da frase “O Amarelo Canário… está de volta!”.

Obcecados por nomes de cores dos carros das décadas de 60 e 70, ficamos com uma pulga atrás da orelha: em que ano, afinal, a VW do Brasil pintou seus carros com esse tal tom “Amarelo Canário”?

Manga, Colonial, Safári, Java… mas nada de Canário

Lembramos de diversos amarelos famosos na linha VW: Manga (linhas 71 e 72), Colonial (72), Texas (73), Safári (73 e 74), Imperial (75 e 76), Java (77 e 78, que deu origem à pintura dos táxis cariocas), Tropical (79) e Primavera (80), só para citar alguns… Em tempos mais recentes, houve os amarelos Ímola e Solaris, muito usados, por exemplo, no CrossFox.

Mas abrimos leques de cores e não achamos nada do Canário. Nos catálogos online, há apenas um amarelo com esse nome, cor sólida dos caminhões Scania entre 2002 e 2006.



Amarelo Safári (esq) e Amarelo Texas (Foto - Matheus Marques)

Amarelo Safári (esq) e Amarelo Texas (Foto – Matheus Marques)

Foto de: Reprodução

Demos uma googlada em anúncios de carros e encontramos muitas ofertas de Fuscas “Amarelo Canário”, mas de variados anos e matizes — donde se pode concluir que este é, simplesmente, um nome genérico para qualquer tom de amarelo natural, orgânico, que chama atenção sem ser gritante. Como o das plumas do Sicalis flaveola, vulgo canário-da-terra.

É o mesmo que acontece com o “Azul Calcinha”, outra cor que jamais existiu nos catálogos oficiais, mas que o populacho usa para descrever qualquer Fusca azul clarinho, seja Azul Diamante (70 a 72), Azul Niágara (1973) ou Azul Caiçara (1974).



Crossfox Amarelo Ímola - Divulgação

Crossfox Amarelo Ímola – Divulgação

Foto de: Reprodução

É provável que o resgate do amarelo tenha relação com o Fusca do protagonista do premiado filme O Agente Secreto, indicado a quatro categorias do Oscar. Além disso, o calendário reserva duas Copas do Mundo — além da masculina, em junho e julho, haverá a feminina, em 2027 —, e a VW patrocina essas duas seleções. A Tukan se vestirá de Canarinho Pistola.



O Fusca do filme O Agente Secreto na apresentação na CBF

O Fusca do filme O Agente Secreto na apresentação na CBF

Foto de: Reprodução

“Quando você vê um carro com uma cor diferente na rua, primeiro você olha a cor em si, sente o que ela desperta em você e, só depois, identifica o modelo”, explica Telma Blasquez, gerente de CMF (Color, Materials and Finishing) da VW do Brasil.

E, assim, a justiça será feita: o Amarelo Canário, que jamais figurou oficialmente nos catálogos de cores da Volkswagen do Brasil, será enfim reconhecido após mais de meio século.



Source link


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *