BYD Racco é elétrico menor que Dolphin Mini para ofensiva chinesa no Japão



BYD Racco  (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A BYD vende carros no Japão há cerca de dois anos, mas a presença deles nas ruas ainda é pequena. A fabricante chinesa quer mudar isso a partir do lançamento do BYD Racco, um kei car elétrico criado especificamente para o mercado japonês a partir da plataforma do Dolphin Mini.

O BYD Racco, inclusive, usa a mesma plataforma do Dolphin Mini com ajustes na estrutura e nos balanços para se adequar às rigorosas normas da categoria japonesa, que oferece benefícios fiscais em troca de limitações severas de tamanho e potência.

BYD Racco (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Para garantir o cumprimento das regras, as dimensões do Racco são cravadas no limite da lei: 3,39 m de comprimento, 1,47 m de largura e 1,59 m de altura e o peso total do veículo é de 1.170 kg.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

O trem de força é 100% elétrico, alimentado pelas baterias Blade (LFP) da BYD que, de acordo com vazamentos anteriores, teria 20 kWh de capacidade para rodar 180 km por carga. Uma bateria de 40 kW também foi contemplada para este projeto. A potência e a autonomia ainda não foram divulgadas oficialmente, mas a legislação japonesa limita todos os kei cars, elétricos ou a combustão, a um máximo de 64 cv.

BYD Racco
BYD Racco (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O objetivo do BYD Racoo será desafiar os modelos elétricos de Honda, Suzuki e Nissan, que tem o Sakura como o carro elétrico mais vendido do Japão.

Continua após a publicidade

O objetivo da BYD é claro: conquistar o Japão com uma agressiva política de preços. A estimativa é que o BYD Racco custe menos de 2 milhões de ienes, o equivalente a cerca de R$ 70.000 em conversão direta. O lançamento do Racco é esperado para meados de 2026, pois a marca ainda está realizando os últimos testes, inclusive os de colisão.



Source link


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *