Chevrolet já tinha decidido trazer elétricos da China antes da BYD



O lançamento dos novos veículos elétricos Spark EUV e Captiva EV acontecerá na próxima semana no Brasil, mas se engana quem imagina que as novidades são uma reação à atual concorrência. Durante evento em Detroit, EUA, Motor1.com Brasil conversou com executivos da marca que revelaram parte da estratégia.

A escolha do Spark EUV e Captiva EV para o mercado brasileiro aconteceu antes de 2022, afirmou Rafael Santos, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da  General Motors América do Sul. A presença da GM na China já estava consolidada e pronta para atender outros mercados com a marca Chevrolet.

Os dois próximos lançamentos são produzidos na China pela chamada SGMW, uma joint-venture fundada em 2002 chamada SAIC-GM-Wuling, com a SAIC detendo 50,1% das ações, a General Motors 34% e o Wuling Group (mais tarde renomeado Guangxi Auto) 15,9%. Em 2011, a GM aumentou sua participação acionária para 44%, reduzindo a participação da Wuling para 5,9%. 

Adequação e validação de qualidade

Como todos os projetos da GM, os dois veículos elétricos desenvolvidos na China entraram no processo de adequação para o mercado brasileiro. Ajustes de acabamento, equipamentos, tropicalização de software, powertrain e suspensão. Em uma montadora tradicional como a GM, isso significa que ambos precisavam passar por todas as etapas de validação de qualidade para, enfim, chegar às lojas. Esse processo todo demora pelo menos 2 anos, podendo ser extendido caso novas modificações sejam necessárias.



GM - Tech Center

Foto de: Motor1.com

Vimos de perto a complexidade dos testes de validação exigidas pela montadora relacionados à tecnologia e conectividade. No Centro de Tecnologia da GM em Warren, região metropolitana de Detroit – Michigan (EUA), visitamos um imenso laboratório que concentra grande parte dos sistemas de central multimídia, painéis de instrumento e demais comandos do interior de um veículos. Todos eles ligados, conectados e sendo validados durante 24 horas, com todos os processos sendo gravados. Tudo isso para todas as marcas da GM, o que inclui a gigantesca tela de 55″ do Cadillac Celestiq.

Novos modelos chegarão

Durante a nossa conversa, Santos explicou que a sinergia entre GM e China é de longa data. Não foi uma aquisição de uma marca chinesa, mas uma parceria existente há mais de 20 anos naquele país que resultou em trocas de know-how para ambos os lados. Com a estratégia de acelerar a eletrificação de seu portfólio, a GM se valerá dessa parceria estratégia para trazer outros modelos.



Chevrolet Captiva EV 2025 (Wulling Starlight)

Chevrolet Captiva EV 2025 (Wulling Starlight)

Foto de: Divulgação

O ponto mais curioso é que até agora parecia apenas uma reação da Chevrolet frente à chegada de chinesas no mercado brasileiro. Fato é que esta definição de lançamentos foi traçada antes mesmo da BYD lançar seu primeiro modelo no Brasil, em fevereiro de 2022.

Fabio Rua, Vice-Presidente da GM South America, afirmou que mais novidades virão e deu um spoiler: “não olhem apenas para os veículos da China”. Como antecipamos, a GM está se preparando para o lançamento de modelos da Cadillac no Brasil, o que deve acontecer em 2026. 

Modelo chinês Starlight, mas no Brasil terá visual dianteiro levemente diferente:



Source link


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *