O novo Volkswagen Tera 2026, SUV compacto fabricado no Brasil, conquistou cinco estrelas no Latin NCAP, programa de avaliação de segurança para América Latina e Caribe. A nota máxima foi atribuída após o modelo apresentar bom desempenho em todas as áreas testadas, com destaque para a proteção de ocupantes adultos e crianças, além da presença de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), mesmo nas versões de entrada.
Na avaliação, o Tera obteve 89,88% na proteção de ocupantes adultos, 87,25% para crianças, 75,77% na proteção a pedestres e 84,76% nos sistemas de assistência à segurança. O modelo foi testado em impacto frontal, lateral e lateral de poste, chicotada cervical, além de ter sido submetido à análise dos sistemas de frenagem autônoma (AEB), controle de estabilidade (ESC), assistência de velocidade, monitoramento de ponto cego e manutenção de faixa.
O SUV é equipado com seis airbags, ESC de série e AEB presente em todas as versões da maioria dos mercados — com exceção da Argentina, onde é padrão apenas na configuração topo de linha. O Latin NCAP destacou que a estrutura do veículo e a área dos pés são estáveis, embora a proteção para o peito do condutor no impacto frontal possa ser aprimorada.
Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, classificou o resultado como um marco para a indústria automotiva regional. “O resultado do Volkswagen Tera é um dos mais relevantes dos últimos anos do Latin NCAP. Este modelo, que aspira a ser popular em preço e vendas, demonstra mais uma vez que a segurança cinco estrelas pode ser padrão e produzida na região. É fundamental que a Volkswagen tenha decidido oferecer AEB de série em quase todos os mercados da região em um modelo tão popular.”
Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração da entidade, reforçou que o Tera estabelece um novo padrão para veículos acessíveis na América Latina. “Este modelo, projetado para ser amplamente acessível, demonstra que é possível atingir altos padrões de segurança e que eles não devem mais ser uma exceção. Este resultado deve ser um sinal claro para outros fabricantes e governos da região.”
Brodziak ainda defendeu uma regulamentação mais clara para o consumidor: “Instamos os governos a implementar uma rotulagem de segurança obrigatória que reflita claramente os resultados dos testes de colisão, para que os consumidores possam tomar decisões informadas que promovam a segurança veicular em nossos países”. De acordo com a entidade, o resultado do Latin NCAP reforça o posicionamento do Volkswagen Tera como um dos SUVs mais seguros e tecnologicamente equipados da categoria.