Não parece, mas a geração atual da Hilux já fez dez anos desde seus lançamento global. Apesar de a idade não ter afetado suas vendas, a picape já se encaminha para ganhar um novo capítulo em breve, como revelamos por aqui no início deste ano, com o primeiro flagra mundial da linha renovada.
Agora, a picape aparece novamente rodando camuflada pelas ruas do Iraque, vistas pelos nossos colegas do @kurdistan_automotive_blog_, vale lembrar que a região do Oriente Médio e especialmente a Ásia são alguns dos maiores mercados para picapes médias no mundo, contando inclusive com um importante centro de desenvolvimento da Toyota na Tailândia. As últimas gerações da Hilux tiveram desenvolvimento concentrado por lá e tudo indica que não será diferente com o novo ano modelo.
Corroborando com os flagras de janeiro, a nova Hilux – que vem sendo chamada de Travo por lá – não parece ser uma geração totalmente nova, como a Ford Ranger, mas uma profunda reestilização, que deve afetar principalmente a parte dianteira, interior e a caçamba, mas mantendo o atual chassi utilizado na picape desde 2015, sendo algo bem parecido com o que ocorreu com a Chevrolet S10.
Pelos flagras, é possível perceber que a nova picape deve adotar uma dianteira mais alta, possivelmente com faróis divididos, além de adotar novas motorizações eletrificadas – hoje, a picape conta somente com uma motorização híbrido leve de 48V em alguns mercados – e que já era uma preocupação da Toyota do país asiático, que vinha antecipando uma Hilux 100% elétrica desde 2022.
A picape flagrada agora ainda conta com um santantônio integrado a caçamba, parecido com o encontrado em sua conterrânea Mitsubishi Triton na versão Katana. Parecido com ela, também, virá um visual com linhas mais retangulares. O lançamento da Hilux Travo está previsto para acontecer na Ásia durante o segundo semestre de 2025, enquanto em outros países o lançamento deve ocorrer entre 2026 e 2027.
VEJA O ELECTRIC DAYS AO VIVO