Apresentado em outubro, o Volkswagen Nivus 2025 passou por algumas alterações que pareceram cosméticas. Também foram aplicadas algumas adições na lista de equipamentos e na de itens de segurança, mas nada revolucionário para o modelo que foi lançado em 2020 e só agora passou por sua primeira mudança.
No entanto, as alterações no visual esconderam algumas melhorias mais práticas e a Volkswagen está detalhando isso agora, mais de um mês após a apresentação do 2025. Com o novo para-choque e frontal e dianteira repaginada, a marca afirmou que houve um ganho aerodinâmico no SUV cupê de entrada da empresa. E, por “de entrada”, cabe lembrar que isso deve mudar em breve com a chegada do Volkswagen Tera no início do ano que vem.
Foto de: Volkswagen
De acordo com a montadora, o Nivus 2025 teve um aumento na velocidade máxima, auxiliado ainda por uma reprogramação na central eletrônica, a qual a VW não deu muito detalhes sobre o que foi feito nesse sentido. Assim, o NIvus 2025 agora atinge 192 km/h, 4 km/h a mais que na linha 2024, que chegava a apenas 188 km/h.
De acordo com a Volkswagen, foi a aerodinâmica que gerou uma das polêmicas da linha 2025 para o Nivus: a perda dos faróis de neblina. A marca diz ter optado pela retirada das peças de forma a colocar uma entrada de ar no lugar, ajudando na melhor aerodinâmica. Outra justificativa foi que, com os faróis de LED que são de série em todas as versões, não necessidade de iluminação auxiliar.
Outra alteração foi a alteração do tanque de combustível, que agora tem 49 litros de capacidade. A redução foi de 3 litros em relação aos 52 litros do tanque na linha 2024. De acordo com a VW, a mudança foi feita para acomodar novos sistemas de controle de emissões evaporativas do combustível no tanque, algo que será necessário a partir do ano que vem para estar em conformidade com as regras de emissões.
VW Nivus 2025: consumo
Combustível | Consumo urbano | Consumo roviário |
Etanol (2024 x 2025) | 8,3 km/l x 8,6 km/l | 9,9 km/l x 10,3 km/l |
Gasolina (2024 x 2025) | 11,9 km/l x 12,4 km/l | 14,1 km/l x 14,8 km/l |
Foto de: Volkswagen
As mudanças do Nivus 2025
Visualmente, o novo Nivus 2025 estreia no Brasil uma assinatura que já vemos nos SUVs do exterior. Na dianteira, a grade inferior do para-choque está bem ampla, enquanto a grade superior está mais limpa e recebe a iluminação em LEDs para acompanhar a assinatura noturna com os novos faróis, mais finos. As rodas de 17″ da versão Highline recebem leves mudanças, enquanto a traseira tem um para-choque com extrator e ligação em LEDs entre as lanternas.
Por dentro, o Nivus recebe novas padronagens nos bancos e nas portas, com mais material suave ao toque principalmente em áreas onde o corpo encosta. O sistema multimídia VW Play evolui para Connect e recebe pacote de conectividade própria com internet embarcada, além de novo grafismo – o app Meu VW evoluiu e permite conversar com o carro e realizar comandos, como partida e abertura de portas e rastreamento.
Foto de: Volkswagen
O Volkswagen Nivus Highline 2025 recebe melhorias no pacote de assistentes de condução. Além do piloto automático adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática, o SUV cupê recebe o Travel Assist, que trabalha com o ACC para o assistente de faixas, sensor de ponto-cego, assistente de saídas de vagas e assistente de estacionamento automático. O Comfortline recebe ar-condicionado automático e chave presencial com partida por botão de série. Nas duas versões, as três primeiras revisões são gratuitas.
O conjunto mecânico é o mesmo, composto pelo motor 1.0 turbo flex com câmbio automático de 6 marchas, com 116/128 cv a 5.500 rpm; 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm, conhecido como 200 TSI. Até o momento, o Nivus 2025 é oferecido apenas nas versões Comfortline (R$ 136.990) e Highline (R$ 153.990).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE