O Peugeot 2008 produzido na Argentina e que é vendido no Brasil foi avaliado pelo Latin NCAP em junho de 2025 e obteve desempenho abaixo do esperado. O SUV compacto, testado com quatro airbags, alcançou 42% de proteção para ocupantes adultos, 59% para crianças, 54% para pedestres e 56% em assistência à segurança, segundo a organização. No total, obteve 1 estrela de nota das 5 possíveis.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, afirmou que: “a Stellantis decepciona mais uma vez, neste caso com um modelo que tem concorrentes no mercado que oferecem melhor equipamento de segurança passiva e ativa de série (…) e até mesmo modelos que obtiveram cinco estrelas. O grupo Stellantis tem capacidade para oferecer melhor segurança de série. (…) É preocupante ver que fabricantes de veículos líderes, como alguns dos que fazem parte do grupo Stellantis, continuem oferecendo modelos com desempenho de segurança tão baixo, como se as vidas na América Latina e no Caribe não importassem tanto quanto as da Europa”.
Entre os carros com desempenho melhor entre os rivais do Peugeot 2008, o Latin NCAP citou Nissan Kicks Play e o Hyundai Creta. A entidade ainda pontuou que rivais diretos, como o Volkswagen T-Cross por exemplo, já oferecem nota máxima em segurança.
No impacto frontal, o modelo demonstrou proteção boa para cabeça e pescoço de motorista e passageiro, mas o peito do motorista foi classificado como fraco. O joelho esquerdo do passageiro recebeu proteção marginal, e a estrutura do habitáculo foi considerada instável. O impacto lateral teve desempenho melhor, com proteção boa para cabeça, tórax, abdômen e pelve. O teste de impacto lateral contra poste não foi realizado, pois o carro não conta com airbags laterais de cabeça como item de série. O sistema Whiplash para proteção do pescoço em colisões traseiras foi avaliado como bom.

Peugeot 2008 testado pelo Latin NCAP
Foto de: Latin NCAP
A proteção para ocupantes infantis somou 29 pontos, ou 59% do total. Os dispositivos de retenção infantil (SRIs) demonstraram bom desempenho no impacto lateral, mas apresentaram limitações na instalação no banco dianteiro. O veículo oferece ISOFIX de série, mas não é compatível com i-Size e não possui interruptor para desativação do airbag do passageiro dianteiro como item padrão.
O 2008 atende ao regulamento UN127 de proteção para pedestres, mas a nota geral foi de 54%. A proteção para a cabeça foi de adequada a marginal, com áreas pobres próximas aos pilares A. A parte inferior das pernas teve bom desempenho. O sistema de frenagem autônoma para pedestres (AEB VRU) é opcional, mas não atende aos critérios do Latin NCAP para validação.
O modelo oferece ESC como item padrão e limitador de velocidade, mas vários recursos são apenas opcionais. Os sistemas AEB urbano e interurbano, assistente de manutenção de faixa (LSS), detecção de ponto cego (BSD) e outros não pontuaram por não estarem disponíveis ou por não atenderem os requisitos mínimos de instalação e operação exigidos pelo Latin NCAP.