Próximos Hyundai Creta e Chevrolet Tracker serão o mesmo carro



Reestilizado há cerca de um ano e meio, o Hyundai Creta já se prepara para uma renovação completa em breve. E, ao que tudo indica, causará uma verdadeira dança das cadeiras dentro da marca sul-coreana e da rival Chevrolet. 

Isto porque, como já se sabe, Hyundai e Chevrolet assinaram um acordo de compartilhamento e colaboração para seus novos projetos compactos, caso do SUV e também do HB20. Mas, ao que tudo indica, haverá um terceiro elemento dentro dessa nova família.

Um projeto, três carros

Segundo nossos colegas da Auto Esporte, além do SUV norte-americano, o próximo Creta também dará origem a um novo Kona, SUV híbrido compacto da marca, que pulará a reestilização de meio de vida da geração atual em favor de um modelo totalmente inédito, agora unificado com seu primo vendido hoje com propulsores somente a combustão.

Corrobora com a unificação o fato de o protótipo flagrado contar com o código SX3. A geração atual, vendida hoje no Brasil em duas versões, a Ultimate (R$ 215.590) e a Signature (R$ 235.690), tinha código SX2. O novo Creta, ainda segundo a revista, é conhecido internamente no Brasil como SX3b.



Teste: Chevrolet Tracker Premier 2026 - frente

Foto de: Motor1 Brasil



Hyundai Kona Hybrid (7)

Foto de: Motor1 Brasil



Hyundai Creta Limited 2026

Foto de: Motor1 Brasil

Fotos de: Motor1 Brasil

Como o Creta sempre teve posicionamento dentro da gama como uma versão de baixo custo focada em mercados emergentes, não seria surpresa se a versão feita por aqui utilizasse o mesmo projeto, mas com diferenciação em motores, detalhes e equipamentos. Pense, como exemplo, no que acontece entre o Citroën C3 brasileiro e o C3 europeu.

Visual já pode ter sido adiantado

Apresentado durante o Salão de Los Angeles (EUA) do ano passado, o conceito Crater passou relativamente despercebido quando surgiu, mas os novos flagras do SUV e a semelhança da silhueta geral acenderam um sinal de que muito do que veremos nos próximos SUVs compactos da coreana já estava presente no Crater.

Ainda segundo a Auto Esporte, é dele que sairá a nova linguagem visual dos Creta/Kona vendidos globalmente e, consequentemente, também do Creta vendido e produzido no Brasil. A revelação do modelo global não deve demorar a acontecer, possivelmente já ocorrendo em 2027.



Chevrolet Onix LT 1.0 2026

Foto de: Motor1 Brasil



Hyundai HB20 Limited Plus vs. Peugeot 208 Style

Como é o acordo entre Hyundai e Chevrolet

Anunciado em agosto do ano passado, os dois grupos automotivos assinaram um acordo para o desenvolvimento de cinco novos modelos, com foco nas Américas Central e do Sul, em segmentos importantes como hatches, SUVs e picapes compactas e picape média, onde pelo menos uma delas, se não as duas, atuam hoje no mercado brasileiro.

O desenvolvimento da família de compactos ficará com a Hyundai, mas não significa que terá um Onix com cara de HB20 ou um Tracker com cara de Creta, apenas com logo trocado. O comunicado deixa claro que compartilharão plataforma e alguns componentes, mas o design interno e externo ficará a cargo de cada empresa, com seu respectivo DNA – fica a questão sobre a mecânica, principalmente híbrida, se serão compartilhadas ou se cada uma terá a sua.

Isso acontecerá a partir de 2028 até 2030. Ao mesmo tempo, a Hyundai já roda com a nova geração do HB20 em testes no Brasil e pode adiantar o que esperar de um novo Onix anos depois. Tracker e Montana, além de seus respectivos da Hyundai, também estarão numa base desenvolvida pela empresa sul-coreana, possivelmente a mesma do projeto SX3b, totalizando seis modelos de três famílias.

A quarta dupla será desenvolvida pela General Motors. Com conhecimento de décadas, uma picape média substituirá a S10 e colocará a Hyundai neste segmento que ganha volume a cada ano. A eletrificação também está dentro das metas para esta dupla, já que até a Volkswagen terá uma nova Amarok híbrida em 2027, com produção na Argentina. 



Projeção: primeiro fruto de parceria entre GM e Hyundai será S10 coreana

Projeção: parceria entre GM e Hyundai terá S10 coreana

Foto de: Thomas Tironi

Isso não deve ameaçar as atuais plantas das montadoras, como Piracicaba (SP) da Hyundai e São Caetano do Sul (SP), Gravataí (RS) e, talvez, nem mesmo São José dos Campos (SP) da Chevrolet, além da planta de motores de Joinville (SC). 



Source link


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *