Após muita espera, a Volkswagen do Brasil finalmente lançou em meados de outubro a reestilização da atual geração do seu sedã médio, o Jetta. Vendido por aqui apenas na configuração esportiva GLI há alguns anos, o modelo é hoje a forma mais acessível de levar para casa um carro da marca com o motor 2.0 TSI. Ainda assim, o projeto da atual geração, lançado em 2018, já começa a mostrar sinais da idade.
Por enquanto, não há planos de substituição para o sedã no curto ou médio prazo em seus principais mercados. Mesmo assim, a Volkswagen do Oriente Médio decidiu recorrer à divisão chinesa da marca e lançar por lá uma nova iteração do modelo, que estreia nos próximos dias. O carro, inclusive, já aparece nas redes sociais oficiais da fabricante. Veja o teaser de divulgação abaixo.
Tamanho de Passat
Baseado na plataforma MQB, a mesma da geração atual, o novo Jetta voltado aos mercados asiáticos segue a receita tradicional dos modelos da região, com dimensões mais generosas e foco em conforto interno. O sedã mede 4,81 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,73 metros de entre-eixos, superando o modelo vendido no Brasil, que tem 4,74 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,47 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. Essas proporções ampliadas já vinham sendo adotadas pela versão chinesa desde 2019.
O design reflete a nova identidade visual da Volkswagen e incorpora elementos presentes em modelos recentes da marca. Os faróis afilados e a ampla grade inferior remetem ao SUV Tera, enquanto a traseira traz lanternas interligadas por LED com o logotipo iluminado ao centro.
Aposta na tecnologia
O sedã também aposta em soluções modernas. Há faróis IQ.Light com faixa iluminada na dianteira, ar-condicionado digital de três zonas, teto solar panorâmico, maçanetas eletrônicas retráteis e acabamento interno aprimorado.
A central multimídia de 15″ é a mesma utilizada em modelos como Tiguan, T-Roc e Tayron, acompanhada por um painel de instrumentos digital redesenhado e novos materiais aplicados ao painel e às portas. Os bancos contam com ajustes elétricos e função massageadora.

Volkswagen Jetta ganha nova geração no Oriente Médio
Foto de: Redação Motor1 Brasil
Como ainda não utiliza a base MQB Evo, adaptada para motores eletrificados, o Jetta destinado à China e ao Oriente Médio mantém uma configuração exclusivamente a combustão. Ele é equipado com o motor 1.5 turbo de 160 cv, sempre associado ao câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas com caixa seca.
Embora não haja planos de vendê-lo em outros mercados, o modelo poderia ser uma opção interessante para enfrentar a nova geração do Toyota Corolla, que chegará nos próximos anos e já teve seu conceito apresentado no Japão, além dos novos sedãs chineses que vêm ganhando espaço globalmente.
