Ao que tudo indica, o segmento de picapes médias deve passar por uma guinada rumo à eletrificação nos próximos anos. Volkswagen e Ford já confirmaram que terão versões híbridas de seus modelos produzidos na Argentina, mas há mais uma montadora disposta a entrar nesse filão.
É o caso da Toyota, que vem testando com bastante intensidade a Tacoma no país vizinho. O modelo, equivalente à Hilux no mercado norte-americano, utiliza um motor a gasolina turboalimentado de 2,4 litros, capaz de gerar 278 cv, combinado a um motor elétrico de 48 cv, alimentado por uma bateria de 1,9 kWh. Quando atuam em conjunto, o sistema híbrido entrega 326 cv de potência e 64,2 kgfm de torque.
O flagra mais recente da picape, visto pelos nossos colegas do Autoblog.com Argentina, mostra que ela vem sendo testada ao lado das “benchmarks” da categoria — prática comum na indústria, em que montadoras comparam o desempenho e os recursos de seus veículos com os principais concorrentes do segmento. O protótipo traz disfarces zebrados, pesos na caçamba e equipamentos de medição de emissões, utilizados nos processos de calibração e validação.
A geração atual da Tacoma nasceu em 2024 e passou a utilizar a plataforma TNGA-F, uma variante da arquitetura modular feita para veículos com carroceria sobre chassi, presente em modelos como Tundra e Landcruiser. Utiliza materiais mais leves, como aço de alta resistência e tem uma rigidez torcional maior do que a anterior, além de usar métodos de produção mais eficientes.
Oficialmente, a Toyota afirma que o modelo está em fase de testes de durabilidade e eletrificação, mas o ritmo das avaliações indica que a marca está cada vez mais próxima de levar essa tecnologia às suas picapes regionais.

